domingo, 7 de outubro de 2012

Victor Wanyama





Nome : Victor Mugabe Wanyama
Nacionalidade : Quénia
Ano Nascimento : 1991
Altura : 188 cm
Peso : 76 kg
Clube : Celtic FC - Escócia
Posição : Defesa Central / Médio Defensivo
Preço : 4 - 5 M€

Irmão de McDonald Mariga do Inter de Milão, ainda tem o irmão Thomas a jogar no futebol queniano.
Apesar dos seus 21 anos, Wanyama já passou por 3 campeonatos europeus, Noruega pelo Helsingbors durante uma época, Bélgica durante três anos no Germinal Beerschot  e cumpre a sua segunda temporada no Celtic da Escócia. No Quénia jogou no Leopards, clube famoso do seu país natal que conta com 13 títulos de campeão nacional.
É internacional pela Quénia por 19 vezes e marcou 1 golo. Disputou o acesso à qualificação do Campeonato do Mundo 2010 e faz parte dos habituais convocados onde é uma das suas principais referências.
Defesa central de formação, Wanyama tem vindo a dar nas vistas na posição mais recuada do meio campo do actual campeão escocês. 
A sua compleição física chama logo à atenção. Imponente nos duelos físicos, como bolas divididas ou bolas aéreas, juntamente com a sua atitude competitiva, permite-lhe recuperar muitas bolas no meio campo.
A sua passada larga dá-lhe a capacidade de sair da pressão no espaço curto, apesar de não ser rápido no deslocamento com bola, a sua lateralidade confere-lhe capacidade para ser o primeiro construtor de jogo da sua equipa, pois com a devida compensação no equilíbrio da equipa, tem liberdade para acompanhar as transições rápidas com as coberturas ofensivas.
A sua voluntariedade conjugada com a já referida atitude competitiva por vezes dá azo à amostragem de cartões amarelos.
A disputar a Champions League esta época, a visibilidade que a competição traz aos atletas com certeza que irá ter clubes de campeonatos mais competitivos que o escocês no seu encalço.
Eu aposto na Liga italiana e o seu rigor táctico. 



 

3 comentários:

  1. Vou acompanhar de perto o teu blogue. Em especial para tirar ideias para o FM. :)
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Só vi dois jogos do Waynama (os dois contra o Glorioso) e bem sei que isso não chega para analisar um jogador! (não tenho paciência para ver liga escocesa)
    Pelo que vi concordo com a tua análise e também me parece que em Janeiro ou no final da época irá mudar de ares, a liga inglesa também está atenta!
    Este jogador penso que não teria lugar no nosso plantel!

    Redtiger

    ResponderEliminar